Vamos falar de
equipamentos. O 3D&T não funciona bem com listas de equipamentos, alem
disso é impossível uma tabela conter todas as armas improvisadas que
aventureiros possam acabar por fazer em uma campanha, mas as regras para
equipamentos existem e trago até vocês essas regras que foram apresentadas na
Dragonslayer 32 e em Megacity.
Nova Vantagem: Equipamento (1 ou
mais pontos)
Você possui um item
especial. Pode ser uma arma, armadura, veículo ou qualquer outra coisa que você
quiser (e o mestre aprovar). Você constrói esse item como um Aliado (Manual
3D&T Alpha, página 29), comprando suas características, vantagens e
desvantagens. O item tem pontuação um nível abaixo da sua.
Por exemplo, se você
é um Campeão (10 pontos), seu item será um Lutador (7 pontos). A cada ponto
extra que você gastar, a pontuação de seu equipamento aumenta em uma categoria.
Caso seu item já tenha pontuação 15, cada ponto extra gasto nesta vantagem
fornece mais 5 pontos para o item.
Ao contrário de
Aliados, Equipamentos não ganham pontos quando você ganha (mas você pode gastar
mais pontos na vantagem).
Uma vez que esteja
construído, o item funciona como um Parceiro (Manual 3D&T Alpha, página
36). Você usa as características mais altas entre as suas e as do equipamento,
e ambos agem em conjunto.
Pontuação de
equipamento
Pontos gastos em
equipamento
nivel do
personagem 1 2 3 4 5
novato (5
pontos) 4 5 7 10 12
Lutador (7
pontos) 5 7
10 12 15
Campeão (10
pontos) 7 10 12 15
20
Lenda (12
pontos) 10 12 15 20 25
Exemplo: um jogador
quer montar uma espada. Seu personagem foi construído com 10 pontos e gastou 2
pontos em Equipamento — o que permite que o equipamento também seja construído
com 10 pontos. Ele compra para a espada F4 e Ataque Especial (penetrante,
perigoso e poderoso). Com um total de 10 pontos, a espada está pronta para
dilacerar Zumbis! Se o personagem dono da espada tiver Força menor que 4, acaba
de conseguir um belo bônus…
Usando Equipamentos
Um equipamento não
pode agir sozinho, mesmo que tenha um valor de Habilidade. Além disso, todo
equipamento possui a desvantagem Munição Limitada, mas sem receber pontos por
ela. No caso de armas de fogo, são literalmente as balas que acabam. No caso de
veículos, o combustível esgota. Isso é verdade mesmo para espadas e coisas do
gênero — nesse caso, o equipamento perde o fi o, quebra ou se perde. Se o
equipamento não tiver Poder de Fogo, use a característica mais apropriada para
calcular quantos usos ele tem: Força para armas de combate corpo-a-corpo,
Armadura para trajes de combate, Habilidade para veículos e assim por diante.
Para equipamentos que
não possuem Poder de Fogo, cada turno de uso conta como um “tiro” para
propósitos de Munição Limitada. Quando a munição (ou combustível, ou energia)
se acaba, o equipamento para de funcionar. Fica inutilizado até ser recarregado,
reabastecido, afi ado, etc. Isso normalmente exige uma hora e acesso a uma
loja, ofi cina, depósito, etc.
Diferente de um
Aliado normal, equipamentos da escala Ningen nunca sofrem dano. Apenas o
personagem que usa o equipamento pode ser alvo de ataques. Equipamentos também
não têm Pontos de Magia; para usar as habilidades deles, você precisa gastar
seus próprios PMs.
Vários personagens
(ou mesmo o grupo todo) podem juntar seus pontos para comprar um grande e
poderoso equipamento, como um veículo blindado, uma bazuca, etc. Um mesmo
equipamento pode, às vezes, ser usado por mais de um personagem ao mesmo tempo
(veja a vantagem Tripulação, abaixo).
Por fim, note que
nenhum equipamento substitui as regras existentes de 3D&T Alpha. Um
personagem pode ter Poder de Fogo 5 sem nenhuma restrição, por exemplo. A menos
que escolha a desvantagem Munição Limitada, seu PdF estará sempre ativo, como
normal.
Nova Vantagem: Tripulação (1 a 5
pontos, apenas para equipamentos)
Normalmente, um
equipamento só pode ser usado por um personagem de cada vez — é o caso de um
fuzil de plasma, botas com jatos, etc. Entretanto, alguns equipamentos podem
oferecer seus benefícios a vários personagens ao mesmo tempo. Veículos
comportam várias pessoas, baterias antiaéreas podem aceitar mais de um atirador
e assim por diante.
Por 1 ponto, duas
pessoas podem usar um equipamento ao mesmo tempo, desfrutando de todos os seus
benefícios (é o caso de uma moto). Por 2 pontos, até cinco pessoas podem usar o
equipamento ao mesmo tempo (um carro, por exemplo). Por 3 pontos, até 10
pessoas podem usar o mesmo equipamento de uma só vez (um micro-ônibus, um silo
de mísseis). Por 4 pontos, até 50 pessoas podem usar o equipamento ao mesmo
tempo — é o caso de um ônibus, navio ou avião comercial. Por 5 pontos, 100
pessoas ou mais podem desfrutar dos benefícios do equipamento (que
provavelmente é um navio de guerra ou algo ainda mais impressionante).
Equipamentos usados
por mais de uma pessoa têm direito a apenas uma ação de movimento, mas um
número de ações de ataque igual ao número de usuários. Assim, um veículo
blindado militar ocupado por cinco personagens pode se mover normalmente, mas
pode atacar (atropelando ou disparando suas armas) vários robôs por rodada.
Exemplo: três
personagens juntam seus pontos para possuir um carro. Os três ganham Aceleração
e Armadura 2 (concedidos pelo carro), mas não podem fazer com que ele se mova
mais de uma vez por rodada.
Equipamento de Outros
Personagens
No decorrer de uma
aventura, é bem possível que os heróis encontrem
equipamentos (como
uma espingarda). Ou talvez um companheiro esteja desacordado e seu equipamento
fi que “sobrando”. O que acontece? Um personagem pode usar o equipamento de
outro? A resposta é: depende.
Quando você compra a
vantagem Equipamento, não está pagando apenas pelo item em si, mas também pelo
treinamento que possui com ele. Outro personagem em teoria não teria tal
treinamento. Mas dependendo do equipamento isso pode não ser muito plausível…
Então, um personagem
pode usar o equipamento de outro — desde que tenha gasto a mesma quantidade de
pontos (ou mais) em equipamentos para si mesmo. Além disso, o personagem também
precisa gastar 1 Ponto de Experiência para usar o equipamento do companheiro, e
o equipamento emprestado só pode ser usado por uma cena. O personagem para de
usar seu próprio equipamento enquanto isso… Nada de usar dois equipamentos pelo
preço de um, espertinho!
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