Os Deuses são a descendência dos Titãs (os primeiros, juntamente com os Demônios, a desenvolverem consciência) e foram os criadores do reino material do qual Tagmar faz parte. Todos estão representados através da criação de religiões e crenças, maiores ou menores, espalhadas por todas as regiões e reinos desse nosso novo mundo.
Algumas
definições em relação aos Deuses:
1º
Eles representam a ordem, em contraste com os titãs que representam o caos.
2º
Eles representam o bem, diante dos demônios que representam o mau.
3º
Eles agem em colegialidade, não havendo guerra entre eles. Eles criaram o mundo
agindo em colégio, governam agindo em colégio e sabem que precisam uns dos
outros.
4º
Não existem conflitos entre as igrejas, porque o povo de Tagmar sabe que podem
ser amaldiçoados por essa divindade ou por seus sacerdotes. Conflitos
localizados e individualizados sempre existiram, mas isso não significa que
todas igrejas estejam em conflito. Portanto, não existe guerra santa.
5º
Os deuses atuam no mundo de forma indireta (sonhos, visões, profecias etc),
nunca diretamente e pessoalmente. Portanto, não são como os deuses gregos que
tinham filhos com humanos.
A seguir,
relacionamos os Deuses de Tagmar, um pouco de sua história e esferas de
influência, para que você possa escolher o Deus de seu personagem. Maiores
detalhes a respeito do panteão de Tagmar serão vistos em futuros lançamentos.
Sevides
Sempre tido como um
Deus justo e não vingativo, é responsável por coisas como fertilidade,
agricultura e vida no campo; a relação dos Filhos com a terra. Um antigo
"namoro" com Ganis gerou Quiris, Deus do plantio, muito cultuado
pelas populações ribeirinhas do rio de mesmo nome, e Liris, Deusa da colheita,
amada e temida por essa mesma gente, que a tem como imprevisível e, às vezes,
injusta.
Ganis
Caprichosa e de
personalidade instável, a ela pertencem às coisas do mar, das águas em geral.
Mãe dos Deuses Quiris e Liris, gerou ainda, a partir de fios dourados de seus
cabelos, as ninfas de Tagmar, criaturas muito comuns antes do Cataclisma, só
encontradas atualmente em Dartel.
Blator
Deus da guerra e
criador dos anões, Blator tem ainda um filho (Crisagom) e uma filha (Crezir),
concebidos a partir de dois de seus dedos.
Crisagom
Nascido do indicador
direito de Blator, simboliza a honra, a estratégia e a bravura relacionadas ao
combate.
Crezir
Nascida do indicador
esquerdo de Blator, representa a força, o instinto de sobrevivência diante da
morte e do perigo, o prazer na luta. Ela é vista como uma deusa do impulso pela
vida.
Maira
Grande mediadora das
forças da natureza, Maira é uma das Deusas de maior preponderância e poder no
panteão de Tagmar. Pertencem a sua esfera de influência as criaturas vivas,
vegetais ou animais, bem como rochas e montanhas, e suas interações; a harmonia
entre todos esses elementos. Maira se apresenta aos Filhos sob três diferentes
aspectos e facetas: Maira Mon, dos minérios, montanhas e formações, louvada
principalmente pelo povo anão; Maira Vet, das plantas, flores, florestas e
vegetais em geral, adorada pelos elfos e Maira Nil, dos animais, respeitada e
muito querida por quase todos os rastreadores do Mundo.
Selimon
Irmão da Deusa Maira,
tem como suas preocupações e áreas de influência o amor, a paz, a certeza, e a
firmeza de espírito. Selimom tem muitos seguidores em Tagmar, mesmo com todas
as guerras que pipocam em suas vastidões.
Lena
Filha de Selimom e
Crezir, é a Deusa das coisas bem feitas, do
perfeccionismo como doutrina.
Plandis
Irmão de Lena, Plandis simboliza o caos criador, a liberdade. Deus da inspiração para os artistas, tendo um grande número de devotos e seguidores entre os bardos, quase tão grande quanto os de Lena. Plandis incentiva a buscar sempre um novo caminho seguindo seus impulsos.
Cambu
Deus do comércio e da diplomacia, das relações entre povos diferentes, da prosperidade e da justiça de valores. Cambu é visto como um mensageiro enigmático sendo a mensagem dos deuses boa ou má e é particularmente popular no reino de Plana.
Cruine
Este é o Deus
responsável por um aspecto importante da vida e morte em Tagmar, de seu ciclo.
Cruine controla coisas como: existência pós-vida, reencarnação, além de ser uma
espécie de contador e juiz espiritual. Assim como Ele, seus seguidores odeiam
todo e qualquer tipo de morto vivo, criaturas que comprometem o ciclo
espiritual das criações dos Deuses (os Filhos), já que transferem energias
divinas (suas almas) para os domínios demoníacos.
Palier
Criador dos elfos, e
responsável pelo conhecimento e pela magia, aparenta algumas vezes uma certa
arrogância, decorrente talvez do orgulho extremo que tem de suas criações.
Adorado em todas as florestas élficas, e em centros de estudo e saber, Palier é
uma figura de grande importância no panteão de Tagmar.
Parom
Filho de Maira e
Palier (com quem tem uma rixa interminável), é o Deus dos artífices, do poder
das mãos, do trabalho artesanal sobre a matéria. Foi Ele quem ensinou a arte do
trabalho em rocha e em metal aos anões que, algumas vezes, reverenciam no mais
que ao seu criador.
Os deuses de Tagmar
não foram criados para abarcar todos os aspectos da natureza e dos elementos,
mas cada povo dentro da sua cultura pode perfeitamente atribuir um elemento a
um deus e outro povo pode atribuir a outro. Por exemplo: é perfeitamente
possível que para um povo Ganis proteja os seres marinhos, mas para outro povo
isso pode ser tarefa de Maira Nil. Isso de acordo com cada MJ.
A historia de Tagmar
se passam em ciclos. No primeiro ciclo os deuses viviam entre os filhos. No
segundo, se ausentaram, nasceram as falsas igrejas e tudo terminou com o
cataclismo. A atual ambientação se passa no terceiro ciclo (leiam livro de
introdução a ambientação). Os povos em sua maioria sabem do cataclismo e da ira
dos deuses, por isso não se atrevem a desafiá-los de novo.
A Seita e os
príncipes demoníacos ainda são uma ameaça e não foram definitivamente
derrotados. São os grandes vilões do mundo conhecido.
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