Ronin: Os Atos de Michi, a Artesã

 Ato 04

Rota: Nada Aconteceu. Localidade: Você chegou a uma grande cidade. Encontro Urbano: Abordado por um Samurai. Lutar.

A ronin havia chegado a Betsukai, a maior cidade sob o comando do clã Shimayagi, no dia anterior. Encontrara uma hospedaria onde passara a noite e agora seguia pelas ruas da abastada cidade procurando um lugar para comer e seguir sua viagem.

Ela passava pela rua de um bairro pouco afamado com seus bares e cabarés, as gaisho caminhavam com seus olhares cansados e seus trajes baratos que criavam uma caricatura das gueixas. Bêbados dormiam pelos cantos ainda segurando suas garrafas de saquê.

- Você ai?! Yariman!!

Michi parou: aquelas palavras foram dirigidas a ela. A ronin se virou e viu uma samurai parada no meio da rua, encarando-a. Talvez estivesse bêbada, pensou.

- Desculpe-me, nobre samurai, mas não sou uma gaisho – ela tentou ser educada – Sou apenas alguém de passagem.

- Um ronin não passa de uma prostituta! – ela gargalhou, cuspiu e jogou algumas moedas nos pés de Michi – Que trabalha para quem paga! Venha me servir, porque estas putas estão cansadas demais para me satisfazerem.

- Ofendeste minha honra, nobre samurai – Michi puxou as espadas – Sou obrigada a lhe dar uma lição! Enfrente-me!

- É das bravas que eu gosto! – Ela gargalhou e avançou puxando a katana – Sou Shizuka, do clã Shimayagi!  Não lamente!

A potencia do ataque empurrou Michi alguns centímetros para trás. As laminas de ambas as katanas faiscaram aço contra aço. O rosto da samurai ficou a centímetros de seu rosto e ela pode sentir o cheiro do saque. Michi forçou a wakizashi, obrigando a samurai a se afastar.

A samurai avançou novamente. No ultimo instante mudou a trajetória da espada fazendo com que descrevesse um arco de cima para baixo. Pega de surpresa a ronin novamente teve que bloquear e o impacto fez com quem a poeira levantasse sob seus pés.

A wakisashi girou em sua mão e mirou o ventre da samurai. Percebendo o golpe ela recuou. Michi, aproveitou a distração, deslocou-se e golpeou o lado da samurai com um chute. A samurai sentiu o golpe e por um momento se desequilibrou. Michi emendou golpeando os rins da adversária, com o cabo da wakisashi, fazendo-a desabar atordoada. A ronin encostou a katana na garganta da samurai determinando o fim do confronto.

- Minha honra foi satisfeita!

Michi recolheu a katana e guardou as espadas: poupando a vida da samurai e seguindo seu caminho.



Oráculo: MeOP´S

O Oráculo é a principal ferramenta para se jogar solo. Ele pode ser algo tão simples como rolar um dado para obter respostas para perguntas simples de Sim ou Não. Ou ser tão complexo gerando masmorras e eventos aleatórios.

MeOP´s é meu Oráculo de uso Pessoal que criei para minhas jogatinas solo. Conseqüentemente é o Oráculo que mais uso.

Espero que seja útil para iniciar sua carreira de rpgista-solo.


MeOP´s - Meu Oráculo Pessoal Solo

 

- Preparação –

Siga os passo-a-passo abaixo, ou não...

- Escolha o Sistema de RPG

- Escolha o Cenário

- Defina um Objetivo

Role um D6: 1. Resgatar 2. Encontrar 3. Escoltar 4. Matar 5. Expulsar 6. Explorar

- Defina a Ameaça da Aventura

Role um D6: 1. Um inimigo em específico 2. Uma dupla ou um grupo 3. Algo sobrenatural 4. Fenômeno da natureza 5. Seita, culto ou religião 6. Rival

- Defina a Motivação do vilão.

Role um D6: 1. Conquista de algo 2. Provar algo 3. Ameaçar 4. Coagir 5. Destruição 6. Veio como conseqüência de tal situação.

- Defina o Envolvimento do Personagem ou Personagens.

Role um D6: 1. Vingar-se de alguém; 2. Encontrar uma pessoa 3. Pagar uma dívida  4.Impedir alguém 5. Recompensa  6.Provar algo.

- Crie o Personagem ou Personagens

No Sistema de RPG escolhido

 

- Iniciando a Aventura –

Sua aventura se desenvolverá em Cenas sucessivas até sua resolução.

- Meta da Cena

Após a preparação determine a Meta da Cena. Uma meta pode ser o que você desejar. Como exemplos, daremos aqui algumas sugestões do que você pode fazer:

Procurar um Abrigo, Comprar algo, Interagir com Alguém, Conseguir Dinheiro, Pesquisar/Coletar Informações, Seguir Alguém, Explorar um Lugar, Uma Viagem, etc...

Para resolver a Meta da Cena utilize as regras do Sistema de RPG que escolheu ou use o Oráculo.

- Oráculo

O funcionamento é simples: Faça uma pergunta que pode ser respondida com Sim ou Não ou outras escolhas opostas. Após fazer a pergunta, Role um D6: Impar: Opção A, Par: Opção B.

- Evento da Cena

Quando a Meta da Cena estiver concluída, estabeleça o Evento da Cena.

Role um D6: 1. Reviravolta; 2. Possível Aliado; 3. Obstáculo; 4. Um Revés; 5. Um Evento Aleatório; 6. Um Encontro.

- Reviravolta

Role um D6 para determinar Reviravoltas quando a cena exigir: 1. Você avista um inimigo ao longe; 2. Você precisa encontrar um item/pessoa; 3. Um grupo rival busca o mesmo que você; 4. Ataque sem qualquer aviso; 5. Um novo inimigo surge; 6. Encontra-se com alguém importante.

- Possível Aliado

Role um D6: 1. Um velho guerreiro; 2. Um Sacerdote; 3. Uma Bruxa/Maga Amistosa; 4. Um Estudioso; 5. Vitima em Busca de Vingança; 6. Animal estranhamente inteligente.

- Obstáculo

Role um D6 sempre que um obstáculo surgir: 1. Guardas Armados; 2. Bandidos; 3. Tempo Limitado; 4. Monstro; 5. Uma Barreira Física; 6. Enigma que precisa ser resolvido.

– Revés

Role um D6 caso seja necessário determinar um revés: 1. Você descobre uma verdade prejudicial; 2. Um amigo se torna um inimigo; 3. Um inimigo se torna um amigo; 4. Uma traição é revelada; 5. Uma aliança improvável é feita; 6. Um evento te beneficia.

- Um Evento Aleatório

Role um D6: 1. O local em que você está é assaltado; 2. Ocorre um assassinato próximo a você; 3. Você descobre que te passaram a perna; 4.  Você é abordado por um ser estranho; 5. Você encontra um PNJ do seu passado; 6. Algo explode.

- Um Encontro.

Sempre que tiver que definir um encontro Role um D6: 1– 2. Inimigos Hostis; 3 – 4. Um PNJ aliado ou neutro; 5 - 6. Um Lacaio.

- Gerar PNJ

Quando precisar gerar um PNJ, Role um D6: 1. Alguém que não devia estar ali; 2. Alguém comum deste lugar; 3. Alguém famoso ou conhecido; 4. É alguém do seu passado; 5. É parecido com você;  6. Seu aliado, mas está diferente.

- Conversando com um PNJ

Quando precisar determinar o assunto inicial do PNJ, Role um D6: 1. Desinteressado e calado; 2. Quer negociar; 3. Oferece uma pequena ajuda ou conselho; 4. Precisa de um favor ou tem um trabalho; 5. Possui uma pista ou evidência; 6. Oferece ajuda direta.

- Lacaio

Um Lacaio é um PNJ ligado ao vilão, uma espécie de lugar-tenente, que tentará impedir que você conclua sua missão. Um claro sinal de que você está no caminho certo e que já começa a incomodar o vilão. Você deverá convencê-lo, enganá-lo ou derrotá-lo para que a aventura continue.

Role um D6 para definir o curso de ação inicial do Lacaio: 1. Ataca sem qualquer aviso; 2. Faz ameaças; 3. Exige tributo ou pagamento; 4. Nega seu acesso; 5. Tenta enganar ou iludir; 6. Prepara uma emboscada ou armadilha.

Quando o Evento da Cena estiver concluído, vá para a próxima cena estabelecendo uma nova Meta da Cena. E assim sucessivamente até o confronto final com o vilão.

- Vilão

Após enfrentar dois Lacaios, o terceiro lacaio que aparecer será o Vilão da aventura. Role na tabela de Ação Inicial de Lacaios para definir a ação inicial do vilão.

- Conclusão da Aventura

Role um D6 para definir as conseqüências da aventura: 1. Missão completa. Deu tudo certo; 2. Desafio vencido, mas...; 3. Pode retornar; 4. Algo dá errado; 5. Surge outra ameaça; 6. Existem mais missões para se cumprir.

 


- Outras Tabelas Úteis –

- Local da Cena

Quando precisar determinar o local de uma cena, Role um D6: 1. Uma loja, cantina ou taverna; 2. Em uma estrada ou caminho; 3. Na sede de um clã, partido, culto ou guilda; 4. Nas ruas de uma cidade ou aldeia; 5. Um local com propósito especifico; 6. Em uma ruína ou construção abandonada.

- Explorando

Role um D6 para determinar um complicador: 1. Armadilha ou emboscada; 2. Existe algo escondido por aqui; 3 – 5. Nada de especial; 6. Um Encontro Hostil.

Role um D6 para determinar um objeto encontrado: 1. Um item interessante ou uma pista; 2. Uma ferramenta ou dispositivo útil; 3 – 4. Nada, ou apenas objetos corriqueiros; 5. Um tesouro valioso; 6 Um item raro ou especial.

- Viajando

Role um D6 para determinar o terreno: 1. Pântano; 2. Floresta; 3. Deserto; 4. Montanhas; 5. Planícies; 6. Estradas.

Role um D6 para determinar o clima: 1. Muito frio; 2. Frio; 3. Esfriando; 4. Esquentando; 5. Calor; 6. Muito calor.

Determine um Encontro.

- Determinar Dificuldade

 Quando precisar determinar a dificuldade de um teste, Role um D6: 1-2. Teste fácil; 3-4. Teste normal; 5-6. Teste difícil.

- Banco de Inspiração

Quando precisar se inspirar, 

Role um D6: 1. Adversidade; 2. Destino; 3. História; 4. Objetivo; 5. Riqueza; 6. Dever.

Role um D6: 1. Honra; 2. Guerra; 3. Oposição; 4. Sobrenatural; 5. Valioso; 6. Estranho.

Role um D6: 1. Pessoal; 2. Social; 3. Emocional; 4. Ancestral; 5. Perdido; 6. Poder.