O Oráculo é a principal ferramenta para se jogar solo. Ele pode ser algo tão simples como rolar um dado para obter respostas para perguntas simples de Sim ou Não. Ou ser tão complexo gerando masmorras e eventos aleatórios.
MeOP´s
é meu Oráculo de uso Pessoal que criei para minhas jogatinas solo. Conseqüentemente
é o Oráculo que mais uso.
Espero que seja útil para iniciar sua carreira de
rpgista-solo.
MeOP´s - Meu Oráculo Pessoal Solo
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Preparação –
Siga os passo-a-passo
abaixo, ou não...
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Escolha o Sistema de RPG
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Escolha o Cenário
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Defina um Objetivo
Role um D6: 1.
Resgatar 2. Encontrar 3. Escoltar 4. Matar 5. Expulsar 6. Explorar
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Defina a Ameaça da Aventura
Role um D6: 1. Um
inimigo em específico 2. Uma dupla ou um grupo 3. Algo sobrenatural 4. Fenômeno
da natureza 5. Seita, culto ou religião 6. Rival
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Defina a Motivação do vilão.
Role um D6: 1.
Conquista de algo 2. Provar algo 3. Ameaçar 4. Coagir 5. Destruição 6. Veio
como conseqüência de tal situação.
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Defina o Envolvimento do Personagem ou Personagens.
Role um D6: 1.
Vingar-se de alguém; 2. Encontrar uma pessoa 3. Pagar uma dívida 4.Impedir alguém 5. Recompensa 6.Provar algo.
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Crie o Personagem ou Personagens
No Sistema de RPG
escolhido
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Iniciando a Aventura –
Sua aventura se
desenvolverá em Cenas sucessivas até sua resolução.
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Meta da Cena
Após a preparação
determine a Meta da Cena. Uma meta pode ser o que você desejar. Como exemplos,
daremos aqui algumas sugestões do que você pode fazer:
Procurar um Abrigo,
Comprar algo, Interagir com Alguém, Conseguir Dinheiro, Pesquisar/Coletar Informações,
Seguir Alguém, Explorar um Lugar, Uma Viagem, etc...
Para resolver a Meta
da Cena utilize as regras do Sistema de RPG que escolheu ou use o Oráculo.
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Oráculo
O funcionamento é
simples: Faça uma pergunta que pode ser respondida com Sim ou Não ou outras
escolhas opostas. Após fazer a pergunta, Role um D6: Impar: Opção A, Par: Opção
B.
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Evento da Cena
Quando a Meta da Cena
estiver concluída, estabeleça o Evento da Cena.
Role um D6: 1. Reviravolta;
2. Possível Aliado; 3. Obstáculo; 4. Um Revés; 5. Um Evento Aleatório; 6. Um
Encontro.
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Reviravolta
Role um D6 para
determinar Reviravoltas quando a cena exigir: 1. Você avista um inimigo ao
longe; 2. Você precisa encontrar um item/pessoa; 3. Um grupo rival busca o
mesmo que você; 4. Ataque sem qualquer aviso; 5. Um novo inimigo surge; 6. Encontra-se
com alguém importante.
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Possível Aliado
Role um D6: 1. Um
velho guerreiro; 2. Um Sacerdote; 3. Uma Bruxa/Maga Amistosa; 4. Um Estudioso;
5. Vitima em Busca de Vingança; 6. Animal estranhamente inteligente.
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Obstáculo
Role um D6 sempre que
um obstáculo surgir: 1. Guardas Armados; 2. Bandidos; 3. Tempo Limitado; 4.
Monstro; 5. Uma Barreira Física; 6. Enigma que precisa ser resolvido.
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Revés
Role um D6 caso seja
necessário determinar um revés: 1. Você descobre uma verdade prejudicial; 2. Um
amigo se torna um inimigo; 3. Um inimigo se torna um amigo; 4. Uma traição é
revelada; 5. Uma aliança improvável é feita; 6. Um evento te beneficia.
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Um Evento Aleatório
Role um D6: 1. O local em que você está é assaltado;
2. Ocorre um assassinato próximo a você; 3. Você descobre que te passaram a
perna; 4. Você é abordado por um ser
estranho; 5. Você
encontra um PNJ do seu passado; 6. Algo explode.
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Um Encontro.
Sempre que tiver que
definir um encontro Role um D6: 1– 2. Inimigos Hostis; 3 – 4. Um PNJ aliado ou
neutro; 5 - 6. Um Lacaio.
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Gerar PNJ
Quando precisar gerar
um PNJ, Role um D6: 1. Alguém que não devia estar ali; 2. Alguém comum deste
lugar; 3. Alguém famoso ou conhecido; 4. É alguém do seu passado; 5. É parecido
com você; 6. Seu aliado, mas está
diferente.
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Conversando com um PNJ
Quando precisar
determinar o assunto inicial do PNJ, Role um D6: 1. Desinteressado e calado; 2.
Quer negociar; 3. Oferece uma pequena ajuda ou conselho; 4. Precisa de um favor
ou tem um trabalho; 5. Possui uma pista ou evidência; 6. Oferece ajuda direta.
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Lacaio
Um Lacaio é um PNJ
ligado ao vilão, uma espécie de lugar-tenente, que tentará impedir que você
conclua sua missão. Um claro sinal de que você está no caminho certo e que já
começa a incomodar o vilão. Você deverá convencê-lo, enganá-lo ou derrotá-lo
para que a aventura continue.
Role um D6 para
definir o curso de ação inicial do Lacaio: 1. Ataca sem qualquer aviso; 2. Faz
ameaças; 3. Exige tributo ou pagamento; 4. Nega seu acesso; 5. Tenta enganar ou
iludir; 6. Prepara uma emboscada ou armadilha.
Quando o Evento da
Cena estiver concluído, vá para a próxima cena estabelecendo uma nova Meta da
Cena. E assim sucessivamente até o confronto final com o vilão.
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Vilão
Após enfrentar dois
Lacaios, o terceiro lacaio que aparecer será o Vilão da aventura. Role na
tabela de Ação Inicial de Lacaios para definir a ação inicial do vilão.
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Conclusão da Aventura
Role um D6 para
definir as conseqüências da aventura: 1. Missão completa. Deu tudo certo; 2.
Desafio vencido, mas...; 3. Pode retornar; 4. Algo dá errado; 5. Surge outra
ameaça; 6. Existem mais missões para se cumprir.
- Outras Tabelas Úteis –
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Local da Cena
Quando precisar
determinar o local de uma cena, Role um D6: 1. Uma loja, cantina ou taverna; 2.
Em uma estrada ou caminho; 3. Na sede de um clã, partido, culto ou guilda; 4. Nas
ruas de uma cidade ou aldeia; 5. Um local com propósito especifico; 6. Em uma
ruína ou construção abandonada.
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Explorando
Role um D6 para
determinar um complicador: 1. Armadilha ou emboscada; 2. Existe algo escondido
por aqui; 3 – 5. Nada de especial; 6. Um Encontro Hostil.
Role um D6 para
determinar um objeto encontrado: 1. Um item interessante ou uma pista; 2. Uma
ferramenta ou dispositivo útil; 3 – 4. Nada, ou apenas objetos corriqueiros; 5.
Um tesouro valioso; 6 Um item raro ou especial.
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Viajando
Role um D6 para
determinar o terreno: 1. Pântano; 2. Floresta; 3. Deserto; 4. Montanhas; 5.
Planícies; 6. Estradas.
Role um D6 para
determinar o clima: 1. Muito frio; 2. Frio; 3. Esfriando; 4. Esquentando; 5.
Calor; 6. Muito calor.
Determine um
Encontro.
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Determinar Dificuldade
Quando precisar
determinar a dificuldade de um teste, Role um D6: 1-2. Teste fácil; 3-4. Teste normal; 5-6. Teste difícil.
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Banco de Inspiração
Quando precisar se inspirar,
Role um D6: 1. Adversidade; 2. Destino; 3. História; 4. Objetivo; 5.
Riqueza; 6. Dever.
Role um D6: 1. Honra; 2. Guerra; 3. Oposição; 4. Sobrenatural;
5. Valioso; 6. Estranho.
Role um D6: 1.
Pessoal; 2. Social; 3. Emocional; 4. Ancestral; 5. Perdido; 6. Poder.
Interessante o jeito que você faz... Já joguei solo e era mais ou menos assim. Vlw por compartilhar ^_^
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