Vale lembrar que
GURPS não é mais que um toolkit – uma caixa de ferramentas – ou seja, um
conjunto de ferramentas para definir personagens (e regras de coisas tais
magia, psiquismo e superpoderes). Então há muitas maneiras de se jogar Gurps:
desde a mais complexa até a mais simples [MB489].
Em minhas campanhas,
solo ou em grupo, sempre usei uma versão chamada GURPS Lite. Essa versão oferece, apenas os elementos mais básicos do sistema, que permitem a você fazer
uma campanha universal e genérica após algumas
poucas páginas de leitura. Uma dúzia de perícias,
vantagens e desvantagens, alguns equipamentos e armas e voilá: sua campanha
está pronta.
Recorrendo ao Modulo
Básico apenas quando era extremamente necessário. Tipo quando havia magia
envolvida. As regras de magia não estão no Gurps Lite – uma falha grave da
Steve Jackson Games. Mas, como geralmente não curto magia...
Junto com as regras
do Gurps Lite costumo usar algumas Regras Cinematográficas de Combate [MB417],
principalmente Bucha de Canhão (para inimigos aleatórios geralmente) e Etiqueta
de Combate.
Como gosto do
“monstros não rolam dados” do Four Against Darkess sempre considero – sem rolar
dados - que o adversário já tenha tido sucesso em sua jogada de ataque, sendo
apenas necessário a jogada de defesa – rolando dados - do PJ para definir se
conseguiu se defender do ataque.
Gurps oferece duas
formas de criar personagens: a tradicional onde você recebe uma quantidade de
pontos e distribui-os conforme achar melhor: melhorando atributos, comprando vantagens,
desvantagens e pericias – respeitando o cenário de jogo é claro. Ele também lhe
oferece Modelos de Personagens, ou Templates [MB258], uma lista estruturada de
atributos, vantagens, desvantagens e pericias que satisfazem um papel
profissional, social ou dramático em uma campanha.
Na 3ª Edição também
havia a possibilidade de se criar personas aleatórias somente rolando dados –
na 4ªE essa possibilidade foi descartada em prol dos Templates: uma pena.
Para criar um PJ na
grande maioria das vezes recorro ao uso de templates por causa da praticidade,
fazendo sempre as mudanças e ajustes necessários de acordo com a forma que
penso o persona. Mas também gosto de usar o método aleatório da 3ª Edição – a
semelhanças entre as edições não causa grandes empecilhos usar a própria tabela
presente no Manual 3E.
A criação ágil de PNJ
numa aventura solo é, a meu ver, importante para não quebrar o ritmo da ação e
da narrativa. Nesse caso GURPS oferece o método mais simples de gerar um PNJ de
“bate e pronto”. Tudo o que você precisa saber sobre um PNJ aleatório são seus
4 atributos básicos e seu nível de pericia necessária naquele momento. Você
pode definir por sorteio – rolando 3D por atributo – ou dar-lhes valores
razoáveis. Costumo definir os atributos por sorteio e rolar 1D-3 para definir o
nível da Pericia, conforme indicado no Personagens Aleatórios da 3E.
Se for necessário um
PNJ mais elaborado uso o gerador de Personagens Aleatórios ou pego um Template
mesmo.
Para auxiliar na
interpretação de um PNJ na sua primeira interação com o PJ Gurps oferece entre
suas regras básicas os Testes de Reação [MB494] ferramenta importantíssima para
definir a relação PJ-PNJ.
Cabe ressaltar que
também existe uma versão chamada GURPS Ultra-Lite, ou GUL como as vezes é
chamado, uma redução do GURPS com as opções básicas mínimas para fazer um
personagem genérico. Você tem os mesmos elementos principais de GURPS, como os
quatro atributos de Força (ST), Destreza (DX), Inteligência (IQ) e Saúde (HT),
além de uma perícia geral que define praticamente todo o seu personagem (como
Soldado, Ninja ou Feiticeiro). Tem uma ou duas vantagens e nenhuma desvantagem.
Ou seja, você constrói um personagem em dois ou três minutos, é o tempo de
distribuir os cinco pontos de personagem a que você tem direito.
Você pensaria que o
GUL seria a melhor opção para se jogar Gurps Solo e eu concordo com você, mas
sistemas minimalistas me aborrecem com o tempo – menos o 3D&T, que tem um
lugar no meu coração, mas pensando bem: ele deixou de ser minimalista há algum
tempo.
É isso...
P.S.: Logo estarei
postando as jogatinas de minhas campanhas solo de GURPS.
Legal!
ResponderExcluirPor um tempo eu pensei em usar o Ultra Lite numa mini-campanha solo pra testar, mas depois de ter dado uma mastigada no sistema, a impressão qje tivr foi que tirando os nomes das estatísticas, sobre pouco da estrutura para chamar de GURPS. Mas eventualmente eu devo testar
Jogar GURPS solo é uma vontade que me acompanha tem um tempo!
Foi a possibilidade de poder jogar GURPS mais vezes, em diferentes ambientaçãos, que me atraiu, em primeiro lugar, o RPG Solo.
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