Novo Sistema de Pericias.

A cada pericia é associado um nivel de pericia (referido também só como nivel) que pode ser:

Aprendiz (1), Habilitado (2), Especialista (3), Mestre (4), Ás (5).

Cada personagem tem uma pericia em nivel de Especialista (3), duas em Habilitado (2), três em Aprendiz (1), sendo as demais consideradas não habilitadas (0).

Ele pode escolher suas pericias livremente, sendo limitado apenas pelo grupo escolhido.

Usando Pericias.

As Pericias são a alma do seu personagem e é o uso delas que fará o jogo seguir.  Para usar as Pericias em jogo o Mestre deve simplesmente substituir o teste de Habilidade pelo da Pericia adequada.

Existem dois tipos de Pericias: as intuitivas e as não-intuitivas. Intuitivas são aquelas que, mesmo sem treinamento, uma pessoa pode tentar realizar, seja por instinto ou dedução. Tais pericias podem ser usadas mesmo que o personagem não as possua, mas o seu nivel é considerado o de não habilitadas (H-3). Não espere muito sucesso nessas tentativas. 

Já as não intuitivas requerem um conhecimento tão especializado que é impossivel tentar usa-las caso não se tenha o treinamento minimo (nivel aprendiz ou mais) na pericia.

Modificando a FA.

O uso das Pericias em jogo leva a uma mudança nos calculos da Força de Ataque. Sendo que a Pericia substitui a Habilidade no calculo da FA:

Força de Ataque = Força + Pericia+1D ou Poder de Fogo + Pericia+ 1D.
Força de Defesa = Armadura + Habilidade+ 1D.

Note que este sistema permite a existencia de Pericias de Combate. Caso o personagem não possua nenhuma pericia de combate, seu nivel sera o de não habilitado (0).

Subindo Pericias.

Você pode melhorar suas pericias usando Pontos de Pericia (10PE = 1PP) para subir seu nivel. Para fazer isso basta alocar os pontos  necessários para a pericia que você deseja aumentar. Por exemplo: para passar de não habilitado para aprendiz numa pericia intuitiva é preciso gastar 1 ponto; para aumentar ainda mais (indo de aprendiz para habilitado) é preciso gastar mais 1 ponto (ficando com 2 pontos). Da mesma forma para passar de mestre para ás em uma pericia, são necessários 8 pontos, o que quer dizer que o personagem deverá economizar seus pontos durante várias sessões de jogo.

Nivel da Pericia  Custo  para Intuitiva  Não Intuitiva
Não Habilitado                    0                       0
Aprediz                                1                        5
Habilitado                           2                       6
Especialista                         4                       8
Mestre                                8                       12
Ás                                        16                    20

Os personagens não podem mudar seus niveis de pericia iniciais no ato de criação do personagem. 


Exemplo de Personagem:

Max Miller - 7 pontos

F2, H2, R2, A1, PdF1 Pv10 Pm10     

FA   5/ 3/ 4        FD 3  

Código de Honra dos Heróis e do Caçador, Ataque Especial.

Pericias (Esporte): Esgrima 3, Arquearia 2, Boxe 2, Arremesso 1, Caça 1, Natação 1.



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