Raças de Tagmar para Gurps


- Humano (00)

Conseguindo, através de seus esforços e de uma elevada taxa de nascimento, se adaptar em diversos tipos de ambientes, a raça humana é a mais numerosa entre as raças civilizadas de Tagmar. Ela se espalha por diversos reinos, povoados e tribos em praticamente qualquer lugar do mundo.

Apesar das diferenças étnicas e de fenótipos entre os humanos (baixo, alto, loiro, moreno, negroide, caucasoide, mongoloide), em comparação a outras raças que habitam o mundo de Tagmar, a raça humana tem as mesmas características fundamentais, de maneira que não se nota qualquer diferença que eles achem suficientemente relevante para se distinguirem tão discriminadamente como os humanos do nosso mundo o fazem.

Modificadores: Nenhum

Traços inerentes: Idade de maturação: 16 anos. Tempo de vida girando em tomo dos 120 anos.

Antecedentes Sociais: Idioma: Malês (escolher). Cultura: Região dos Reinos Livres ou escolher a cultura particular de algum dos reinos.



- Meio-elfo (12)

Os meio-elfos constituem uma raça muito parecida com os humanos. A única diferença visível são suas orelhas pontudas que, por serem menores que as élficas, são facilmente disfarçadas pelo cabelo se assim for desejado. Existe uma grande variação de sua aparência física, tendendo tanto para o porte e traços humanos como para o porte e traços élficos.

A origem dos meio-elfos se deu nas primeiras uniões entre humanos e elfos. Por serem uma raça fértil, ganharam independência das raças progenitoras propiciando a sua edificação, portanto, como raça com status próprio.

Modificadores de Características Secundárias: Per +1 [+5]

Vantagens: Expectativa de Vida Ampliada 1 [+2], Visão Noturna 5 [+5]

Características: Para todos os efeitos (magias, armas mágicas, maldições...) um meio-elfo é considerado um elfo.

Traços inerentes: Idade de maturação: 20 anos; Tempo de vida longo, girando em torno dos 350 anos.

Antecedentes Sociais: Idioma: Elfico ou Malês (escolher). Cultura: Elfica, Reinos Livres ou de algum estado. Meio-elfos tem geralmente como idioma Nativo o Elfico, por muitos começarem a vida nessas sociedades, mas a grande maioria também fala alguma versão do Malês pelo menos em nível Sotaque.



- Elfo Florestal (19)

O elfo florestal é a raça de elfo mais numerosa e seriam facilmente confundidos com os seres humanos se não fosse pelas orelhas pontudas. Seu povo se organiza em cidades totalmente amalgamadas a florestas e bosques antigos. Quando vivendo em suas comunidades, estes são ariscos. Fisicamente falando, eles têm estatura média mais baixa que os humanos, com um tipo físico mais esguio, porém mais ágeis.

Modificadores de Atributo: ST-1 [-10]; DX+1 [20].

Modificadores de Características Secundárias: Per+1 [5].

Vantagens: Aparência (Atraente) [4]; Aptidão Mágica 0 [5]; Expectativa de Vida Ampliada 1 [+2], Visão Noturna 5 [+5]; Voz Melodiosa [10].

Desvantagens: Excesso de Confiança [-5], Senso do Dever (Natureza) [-15]

Peculiaridades: Possuem um grande respeito pelos Elfos Dourados [-1]; Chauvinista [-1].

Traços inerentes: Idade de maturação: 25 anos; Tempo de vida longo, girando em tomo dos 800 anos.

Antecedentes Sociais: Idioma: Elfico. Cultura: Elfica.



- Elfo Dourado (63)

Eles são belos e altivos com sua pele dourada e cabelos brancos, dourados ou ruivos. Sua capacidade física é baixa, mas sua capacidade intelectual e mágica mais do que compensam isso.

Os Elfos Dourados são os mais raros dentro da raça élfica. Os poucos que existem vivem associados a outras raças, geralmente junto a tribos de Elfos Florestais, ocupando lugares de destaque.

Modificadores de Atributo: ST-2 [-20]; DX+1 [20]; IQ+1 [20].

Modificadores de Características Secundárias: Per+1 [5].

Vantagens: Idade Imutável [15]; Reconhecimento Social (Respeitado: Elfo dourado) +1 [5]; Carisma +1 [5]; Adaptabilidade Cultural [10]; Aparência (Atraente) [4]; Aptidão Mágica 0 [5]; Expectativa de Vida Ampliada 1 [2],Visão Noturna 5 [5]; Voz Melodiosa [10].

Desvantagens: Excesso de Confiança [-5], Senso do Dever (Natureza) [-15]

Peculiaridades: Amantes da natureza [-1], Procuram sempre se portar com classe e elegância [-1], São sempre ávidos na busca pelo conhecimento e informações, procurando sempre ler livros, adquirir novos conhecimentos e experiências, querendo ser sempre os primeiros a saber sobre qualquer coisa [-1].

Traços inerentes: Idade de maturação: 25 anos; Tempo de vida longo, girando em tomo dos 800 anos.

Antecedentes Sociais: Idioma: Elfico. Cultura: Elfica. Porém não é incomum elfos dourados que conheçam pelo menos 3 ou 4 Línguas ou Culturas.



- Anão (35)

Os anões são humanóides de baixa estatura, semelhantes a humanos excepcionalmente baixos e atarracados, tendo uma média de 1,3 metros de altura. Apesar de sua baixa estatura, eles costumam ser, em média, mais fortes e mais resistentes que os humanos.

Os anões costumam viver em cidades construídas sob a terra, geralmente, no interior de montanhas.

Modificadores de Atributo: HT+1 [10].

Modificadores de Características Secundárias: MT -1; Vont+1 [5].

Vantagens: Abascanto 1[5]; Expectativa de Vida Ampliada 1 [2]; ST de Levantamento +2 [6]; Difícil de Subjugar  +1 [2]; Visão Noturna 5 [5]; Resistente à Venenos +3 [+5].

Peculiaridades: Chauvinista [-1]; Tolerância ao Álcool [1]; Aversão à Magos [-1].

Desvantagens: Teimosia [-5].

Traços inerentes: Idade de maturação: 25 anos. Tempo de vida longo, girando em tomo dos 450 anos.

Antecedentes Sociais: Idioma: Voz da Pedra ou Malês (escolher). Cultura: Anã ou Região dos Reinos Livres.



- Pequeninos (20)

Os pequeninos, são uma raça de humanóides de pequena estatura. Fisicamente, eles se assemelham muito aos seres humanos, exceto na escala. Têm, em média, 1,10 metros de altura e os pés desproporcionalmente grandes e peludos.

Os pequeninos são um povo amante da paz que, via de regra, prefere viver em seus povoados. Suas comunidades são difíceis de localizar devido à excelente camuflagem. No entanto, quando um estrangeiro é reconhecido como amigo, o povo pequeno se revela hospitaleiro e alegre.

Modificadores de Atributo: ST-5 [-50]; DX+1 [20]; HT+2 [20].

Modificadores de Características Secundárias: MT -2; Vont+2 [10].

Vantagens: Audição Aguçada 2 [+4], Destemor 2 [+4], Escalada +1 [+2],  Silêncio 1 [+5], Sorte (Defensiva -20%) [+12].

Peculiaridades: Boemia [-1]; Inaptidão Arcana: Não podem aprender magias arcanas [-1].

Desvantagens: Cobiça (15-) [-7]      

Traços inerentes: Idade de maturação: 14 anos. Tempo de vida girando em tomo dos 100 anos.

Antecedentes Sociais: Idioma: Lanta ou Malês (escolher). Cultura: Pequenina ou Região dos Reinos Livres.


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